A equipe interdisciplinar do Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF) – Espaço NovaMente – participará, em Goiânia, do III Fórum Internacional de Saúde Mental

O evento, quer será realizado em 18 de setembro, discutirá novas abordagens em saúde mental, com debates e trocas de experiências.

O objetivo do evento é o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados em saúde mental e criar uma articulação com a comunidade sobre o tema. 

Fórum Internacional

O Fórum foi criado a partir de articulações entre os profissionais de saúde, professores, membros do IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), do CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas), usuários e familiares.

“Um dos objetivos do evento é discutir e divulgar experiências inovadoras que vem produzindo mudanças significativas nesse campo no Brasil e em outros lugares do mundo. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui na NovaMente”, explica o diretor técnico do Caessp-DF, Lucio Costa. 

Bem-estar

Um dos tópicos que o Fórum discutirá é o alcance da saúde e bem-estar das pessoas independentemente do grau do transtorno mental ou angústia do indivíduo.

Isto requer uma mudança de paradigma no pensamento de patologia e doenças em direção à auto determinação, histórias de vida, forças humanas, esperanças e sonhos, apoio dos pares e de controle por parte do usuário, com apoio de profissionais como parceiros, mentores e defensores.

NovaMente

Toda a equipe da NovaMente irá para o evento em Goiânia. O Centro conta com psicólogos, fisioterapeuta, educador físico, farmacêutica, terapeuta ocupacional e pesquisadora. 

Além disso, há parcerias e a NovaMente recebe estagiários da Universidade de Brasília (UnB), UniCeub e UDF.